INFORMAÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Na escola que o seu filho/educando frequenta está a ser desenvolvido o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, que corresponde a uma estratégia global de intervenção, assente na promoção da saúde, prevenção das doenças orais, diagnóstico precoce e tratamento dos dentes que desenvolvam cáries, tendo como principais objectivos:
· Reduzir a incidência e a prevalência das doenças orais nas crianças e adolescentes.
· Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre saúde oral,
· Promover a equidade na prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais.
Este programa tem actividades de execução
- Na escola
· Educação para a saúde (alimentação, higiene oral, etc.)
· Rastreios de cárie dentária
· Administração de flúor (bochechos quinzenais)
· Escovagem dos dentes
- No Centro de Sáude
· Aplicação de selantes de fissura (tratamentos preventivos)
· Tratamento dos dentes cariados
As actividades inerentes ao programa são promovidas pelo Centro de Saúde em colaboração com os professores e SÃO INTEIRAMENTE GRATUITAS.
Aos 7, 10 e 13 anos os alunos serão alvo de uma intervenção específica em saúde oral, pelo que deverão ser rastreados para determinação das necessidades de tratamento, sendo:
· alunos sem cáries em dentes definitivos serão referenciados para consulta de higiene oral no centro de saúde para aplicação de selantes de fissura (tratamentos preventivos).
· alunos com cáries em dentes definitivos serão referenciados para cheque-dentista para tratamento em consultórios dentárias aderentes ao Programa.
· alunos cujos dentes a intervencionar não tenham erupcionado receberão uma carta informativa dando-lhes acesso a consulta no próximo ano lectivo.
Se pretender que o seu filho não beneficie deste Programa, por favor, queira fazê-lo por escrito.
“A SAÚDE ORAL CONTRIBUI PARA A SAÚDE GERAL DO INDIVÍDUO”. Deste modo, não se esqueça que a saúde oral do seu filho também depende de si, e que todos agimos como promotores de saúde.
A Higienista Oral,
Inês Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário